Os erros são nossos amigos

Ontem na aula de alemão, o professor usou uma expressão muito interessante, a qual, traduzida, significa "nossos erros são nossos amigos". E discorreu sobre o assunto de forma que achei muito, muito interessante.

Segundo a lógica desse professor, se tratamos os erros como nossos inimigos, não iremos querer olhar para eles, lidar com eles. Isto não traz nenhum crescimento pessoal, porque preferimos fingir que não existem para que não nos sintamos mal. E, lembremos, sempre, que os homens não gostam de ser perturbados nem por sentimentos, nem por outros homens. Por isso, inimigos costumam ser desagradáveis e indesejáveis.

Mas, já não teria dito Aristófanes, filósofo grego e grande crítico social de sua época, que "quem é sábio, aprende muito com os seus inimigos"?! Ora, se podemos aprender com os inimigos, não há dúvidas que com os amigos, então....! Já em português ouvimos uma centena de vezes que devemos aprender com nossos erros.

Pois bem, se considerarmos nossos erros nossos amigos, encaramo-os de frente, não temos vergonha, por exemplo, de apresentá-los aos outros, pois, afinal, podem acontecer à toda gente. E não são justamente os verdadeiros amigos que também nos dizem, dispostos a ajudarem em nossos momentos de dificuldades, que "amigos são para essas coisas"?

Prova é que, Aaron Swartz, ex-ativista na internet, escritor e programador disse que "Os erros são nossos amigos. Eles podem ser um amigo irritante às vezes, mas seu coração está no lugar certo: eles querem nos ajudar. Não é uma boa ideia ignorar nossos amigos". Que façamos bom proveito deles, então.

2 comments:

  1. meudoce12:58 pm

    Nesse momento, o que eu mais preciso é ver meus erros como meus amigos, porque tá difícil :)

    ...mas como é a expressão em alemão?!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Unsere Fehler sind unsere Freunde ;)

      Delete

Obrigada por comentar!