Projeto 100cameras






















Em tempos de filtros de instagram em que muitos registram diferentes ângulos de um cupcake, pôr-do-sol ou o próprio pulso cheio de pulseirinhas douradas e coloridas, o projeto 100cameras veio para dar a oportunidade a crianças para mostrarem sua perspectiva de mundo também. E, olha que perspectiva! 

Co-fundado por quatro mulheres em Nova Iorque sob a premissa de que uma criança poderia usar uma câmera dentro de sua comunidade de forma que um fotógrafo de fora não poderia, a o projeto foi lançado  em 2008 no Sudão. Depois do sucesso da exibição das fotografias desta primeira tentativa, o projeto partiu para Cuba. 

Formada pela combinação de amigos com diferentes habilidades que compartilham um mesmo ideal, a equipe do 100cameras tem percebido é que quando se ensina uma criança a capturar e contar sua própria história, encoraja-se a terem uma melhor visão de si mesmas. 

Assim, o projeto 100cameras está ensinando crianças a capturarem suas vidas por meio de fotografias. Em seguida, o projeto vende as fotografias e 100% do que é arrecadado é dado para ajudar as comunidades locais no âmbito da educacão, suplementos médicos e outras necessidades. Até o momento, por exemplo, a venda das fotos dessas crianças já arrecadou um montante de 17 mil dólares, o qual foi usado para construir uma cerca em torno do campus, protegendo-as das forças rebeldes no Sudão. Saiba como!

Além da forma tradicional de contribuir financeiramente, há outras formas de participar alémde comprar uma fotografia: uma delas é adotar uma câmera! Esta iniciativa oferece a oportunidade do doador de se tornar uma parte central da missão do projeto: uma das crianças do projeto receberá uma câmera própria para documentar seu dia a dia enquanto aprende aprende que suas perspectivas podem fazer a diferença. Ao fim do projeto, o 100cameras enviará uma biografia da criança com 10 imagems que ela tirou sobre sua própria perspectiva para o doador. Veja aqui como!

Acredito que esse projeto seria muito bacana para revistas, jornais e outras mídias que poderiam adquirir essas fotos para ilustrar essas matérias!

Veja algumas das fotografias do projeto:

Fotografia de Jothi (Projeto Índia).
Foto de Alexandre (Projeto Cuba)
Foto de Kabang (Projeto Sudão).
Foto de Kiden (Projeto Sudão).
Foto de Kiden (Projeto Sudão).

No comments:

Post a Comment

Obrigada por comentar!