Conheça o capacete invisível

Olhe bem as fotos abaixo. Todos estão usando um capacete de bicicleta.












Duas estudantes de design industrial, as suecas Anna Haupt e Terese Alstin, and Hövding, provaram mais uma vez que algo parece impossível até meter as caras para fazê-lo. Ao contrário daqueles que duvidaram do seu projeto, as estudantes criaram um capacete de bicicleta revolucionário. 

Depois de 7 anos pesquisando e testando diferentes tipos de quedas e acidentes sofridos por ciclistas, a invenção se tornou um capacete invisível altamente revolucionário e cheio de charme, chamado Hövding (veja página oficial aqui). Mas, ao contrário dos tradicionais capacetes, o Hövding proporciona a melhor absorção de choques em todo o mundo.

A ideia surgiu depois que uma lei sobre o uso obrigatório de capacetes de bicicleta por crianças a partir de 15 anos na Suécia provocou debate se também valia para adultos. Após perceberem a que os suecos evitavam o uso de capacetes por conta de mera questão estética, ou seja, os capacetes comuns desfavoreciam o penteado, as estudantes viram a oportunidade para desenvolver um dispositivo que fosse tanto fashion quanto seguro. 




O dispositivo é insuflável como um airbag e está contido em um tipo de gola colocada ao redor do seu pescoço que é acionado e envolve toda a cabeça (em 1/10 de segundos) quando você está prestes a levar uma queda da bicicleta.



O único ponto negativo é que, depois de ativado, o capacete não pode mais ser reutilizado. Ainda assim, as criadoras pedem que o envie de volta poderem estudar as informações da “caixa preta" para os fins de futuros estudos sobre colisões e impactos registrada por uma câmera que captura os últimos dez segundos do acidente.

Clique no vídeo para ver o documentário sobre a confecção do capacete (em inglês).




Sobre a Autora:
Jana Janaina tem 26 anos e é mestranda na Universidade de Brasília. Está planejando um ano sabático e coleciona flyers dos bares para um dia montar uma parede com imagens bacanas.

No comments:

Post a Comment

Obrigada por comentar!