maría luisa isaza


Questões




1) O que impulsiona as utopias românticas de que fala Saiba?

As utopias românticas são estimuladas a princípio pela Revolução Francesa e reforçadas pelo fracasso da mesma. Aliás, é a queda de Napoleão que provoca nos românticos o sentimento do instabilidade. Em seguida, com as agitações sociais e os progressos científicos advindos da Revolução Industrial – termo originado na França e posteriormente adotado pela Inglaterra – a geração romântica alimenta mais esse sentimento, procurando enfrentar os problemas políticos, sociais e científicos enquanto passam a idealizar o futuro. É justamente nesse momento que, explorando a imaginação para ultrapassar as barreiras instáveis do presente, dão margens à criação das utopias.

2). Comente sobre o desenraizamento romântico.

O desenraizamento romântico se consistia principalmente no desligamento individual, social, das origens e do presente. Logo após, buscava relacionar-se a um outro lado, onde quiçá se aproximaria da loucura, do devaneio, sem deixar de inquirir sobre as inquietações futuras. Em um todo, esse desenraizamento significa ainda uma parte das utopias românticas.

3). O que caracteriza o imaginário romântico?

A maior característica do imaginário romântico é a representação do mundo, do homem e da natureza como experiências universais e simultaneamente individuais situando-o em determinada época. Contudo, esse imaginário era essencialmente fundado na negação de qualquer sistematização, estando o romântico sobretudo voltado para si mesmo, alentando mais uma vez o individualismo e a liberdade de pensamento.

4). Discorra à respeito do “gênio do povo”, evidenciando gênese, sentido e desdobramento.

O “gênio” do povo, utilizada em muitos momentos e com significados variados, está associada ao ato do romântico em se declarar um alguém inspirado pelos deuses e assim, estando abaixo e além dos sentidos e limites do bem e do mal, era capaz de esclarecer ao povo os acontecimentos de sua época. A preocupação surge primeiro com Herder, que se interessou em estudar a história e o universo, sendo posteriormente procurada pelos românticos.

5). O que você entende por “tendência estética de cunho interiorizante e subjetivista”?

Essa tendência é abordada em vários aspectos, dentre elas psicológica e mórbida. Tende a uma análise mais profunda do eu, sujeitando-se à opressão do isolamento e sendo principalmente representada por Lord Byron, em seguida influenciando o novo momento d romantismo. Ao perceberem que uma nova revolução napoleônica era impossível, inseridos num presente onde a ganância da burguesia emergia, viam-se obrigados a apelarem ao subjetivismo que ansiava pelo caos e pelo arrebatamento.

6). Comente sobre a situação e posição de artistas, escritores e intelectuais, em geral, como criadores frente ao mercado de trabalho e ao público.

Inicialmente, os artistas viram-se diante do novo cenário comercial: não possuíam mais patrocínio ou “apadrinhamento”, mas eram mais um produto do mercado. A literatura tornou-se mais um objeto de consumo e os autores românticos vendedores passíveis dos caprichos do mercado e dos gostos dos consumidores. Além disso, foram submetidos à fragmentação de um “público ideal” e outro “público real”. O ideal era aquele que lhes dava uma liberdade criadora enquanto o real lhes submetia ao refinamento das ocorrências reais e científicas.

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