um teatro bumerangue
por volta de 1926, com a estréia de ''um homem é um homem'' (mann ist mann), já se percebem novas e profundas transforações no teatro brechtiano. o palco deixa de ser um local onde sobretudo se conta uma história, para se tornar também o espaço onde se efetua uma mudança. assim, em ''um homem é um homem'', o personagem central, gal gay, é levado a tranformar-se num soldado e, mais tarde, torna-se um deus por seus atos durante a guerra. na obra, cresce a idéia do homem como um ser transformável, capaz de ser montado e desmontado várias vezes. assim é demonstrado que o mundo muda -- e que o homem também é modificado pelo mundo.
as é com ''sermões domésticos'', livro de poesia editado por brecht em 1926, que se pode entender suas novas idéias estéticas e a interação dessas com suas concepções políticas. sobre esse aspecto, comenta walter benjamim (walter benjamim!!) ''...a fonte de inspiração é a sociedade burguesa (...),se reina a anarquia, se esta dirige a existência burguesa, há que chamá-la por seu nome. e as formas poéticas com que a burguesia se adorna lhe parecem ainda bastante aceitáveis para expressar seu domínio de classe''.
também no teatro de brecht passa a traçar o caminho que vai dos sonhos à realidade burguesa. para isso, usa duas vezes uma das mais tradicionais formas teatrais da burguesia: a ópera. em 1928 estréia ''a ópera dos três vitéins'' (die dreigroschen oper), adaptada da ''ópera dos miseráveis'', de john gray, e escreve ''ascensão e queda da cidade de mahagonny'' (aufstieg und fall der stadt mahagonny). na primeira delas traça, além de uma crítica social contundente, uma crítica ao próprio teatro. destinada ao consumo do público habitual dos teatros, a peça é segundo brecht, tanto (...) ''uma espécie de resumo do que o espectador deserja ver da vida no teatro'' (...) quanto (...) ''outras coisas que não desejava ver, como vê seus desejos criticados'' (...). assim, de acordo com essa proposta, a ''ópera'' e ''mahagonny'' agiriam como uma espécie de bumerangue, na medida em que receberiam os sonhos da platéia burguesa e os devolveriam imersos em uma realidade muito menos rósea.
a partir de ''mahagonny'', brecht e seu colaborador, o compositor kurt weill (1900 - 1950) (google / wiki), acabam por criticar a própria ópera como forma estética e rompem definitivamente com o teatro tradicional.
dessa maneira, a obra teatral de brecht volta a mudar de rumo: ela deixa de destruir o teatro tradicional a partir de seu interior e passa a situar-se fora dele, procurando uma nova forma capaz de por si só levar o espectador a defrontrar-se consigo mesmo e suas própria realidade.
essa mudança pode ser sentida nos textos seguintes do autor, que já trazem os germes daquilo que desabrocharia numa expressão teatral completamente nova. ''a mãe'' (die mutter, 1933), adaptação teatral do romance de gorki ( google) , e ''a santa joana dos matadouros'' (die heilig johanna der schlachhöfe), 1930) são peça inovadoras na dramaturgia da época, já que, como explica o crítico bernard dort: (...) ''não nos propõem um conflito (como nos dramas clássicos), nem um processo (...), mas uma sucessão de contradições: o itinerário de um herói imerso num mundo, que atua sobre este mundo, e é influenciado por ele. mas a conclusão das obras é oposta: em ''a mãe'', esse itinerário desemboca em um final feliz - a revolução e o nascimento de um novo mundo; em ''santa joana'', os caminhos evoluem para o desastre: o fracasso de joana e a recaída em uma situação pior que a situação inicial''.
nessa época, porém, a situação política alemã piorava sensivelmente, intensificando-se a permanente crise econômico-institucional. buscando uma expansão econômica cada vez maior, os grandes industriais passaram a facilitar a ascensão do nazismo ao domínio do aparelho estatal. contrapondo-se a esse movmento totalitário, que via como uma arma da burguesia alemã, brecht procurou tornar seu teatro um meio de crítica radical aos valores defendidos pela sociedade da época, expressando, por outro lado, a confusão da classe operária e a traição da pequena burguesia que passara a apoiar os nazistas. afinal, colocado m uma lista negra por suas idéias, brecht é obrigado a fugir da alemanha e a refugiar-se no exterior durante quinze anos. nesse intervalo, percore vários países da europa e os estados unidos, escrevendo, além de poemas, textos teórios e novelas. nesses anos, desenvolveu sua teoria de ''teatro épico''.
[continua em teatro épico]
por volta de 1926, com a estréia de ''um homem é um homem'' (mann ist mann), já se percebem novas e profundas transforações no teatro brechtiano. o palco deixa de ser um local onde sobretudo se conta uma história, para se tornar também o espaço onde se efetua uma mudança. assim, em ''um homem é um homem'', o personagem central, gal gay, é levado a tranformar-se num soldado e, mais tarde, torna-se um deus por seus atos durante a guerra. na obra, cresce a idéia do homem como um ser transformável, capaz de ser montado e desmontado várias vezes. assim é demonstrado que o mundo muda -- e que o homem também é modificado pelo mundo.
as é com ''sermões domésticos'', livro de poesia editado por brecht em 1926, que se pode entender suas novas idéias estéticas e a interação dessas com suas concepções políticas. sobre esse aspecto, comenta walter benjamim (walter benjamim!!) ''...a fonte de inspiração é a sociedade burguesa (...),se reina a anarquia, se esta dirige a existência burguesa, há que chamá-la por seu nome. e as formas poéticas com que a burguesia se adorna lhe parecem ainda bastante aceitáveis para expressar seu domínio de classe''.
também no teatro de brecht passa a traçar o caminho que vai dos sonhos à realidade burguesa. para isso, usa duas vezes uma das mais tradicionais formas teatrais da burguesia: a ópera. em 1928 estréia ''a ópera dos três vitéins'' (die dreigroschen oper), adaptada da ''ópera dos miseráveis'', de john gray, e escreve ''ascensão e queda da cidade de mahagonny'' (aufstieg und fall der stadt mahagonny). na primeira delas traça, além de uma crítica social contundente, uma crítica ao próprio teatro. destinada ao consumo do público habitual dos teatros, a peça é segundo brecht, tanto (...) ''uma espécie de resumo do que o espectador deserja ver da vida no teatro'' (...) quanto (...) ''outras coisas que não desejava ver, como vê seus desejos criticados'' (...). assim, de acordo com essa proposta, a ''ópera'' e ''mahagonny'' agiriam como uma espécie de bumerangue, na medida em que receberiam os sonhos da platéia burguesa e os devolveriam imersos em uma realidade muito menos rósea.
a partir de ''mahagonny'', brecht e seu colaborador, o compositor kurt weill (1900 - 1950) (google / wiki), acabam por criticar a própria ópera como forma estética e rompem definitivamente com o teatro tradicional.
dessa maneira, a obra teatral de brecht volta a mudar de rumo: ela deixa de destruir o teatro tradicional a partir de seu interior e passa a situar-se fora dele, procurando uma nova forma capaz de por si só levar o espectador a defrontrar-se consigo mesmo e suas própria realidade.
essa mudança pode ser sentida nos textos seguintes do autor, que já trazem os germes daquilo que desabrocharia numa expressão teatral completamente nova. ''a mãe'' (die mutter, 1933), adaptação teatral do romance de gorki ( google) , e ''a santa joana dos matadouros'' (die heilig johanna der schlachhöfe), 1930) são peça inovadoras na dramaturgia da época, já que, como explica o crítico bernard dort: (...) ''não nos propõem um conflito (como nos dramas clássicos), nem um processo (...), mas uma sucessão de contradições: o itinerário de um herói imerso num mundo, que atua sobre este mundo, e é influenciado por ele. mas a conclusão das obras é oposta: em ''a mãe'', esse itinerário desemboca em um final feliz - a revolução e o nascimento de um novo mundo; em ''santa joana'', os caminhos evoluem para o desastre: o fracasso de joana e a recaída em uma situação pior que a situação inicial''.
nessa época, porém, a situação política alemã piorava sensivelmente, intensificando-se a permanente crise econômico-institucional. buscando uma expansão econômica cada vez maior, os grandes industriais passaram a facilitar a ascensão do nazismo ao domínio do aparelho estatal. contrapondo-se a esse movmento totalitário, que via como uma arma da burguesia alemã, brecht procurou tornar seu teatro um meio de crítica radical aos valores defendidos pela sociedade da época, expressando, por outro lado, a confusão da classe operária e a traição da pequena burguesia que passara a apoiar os nazistas. afinal, colocado m uma lista negra por suas idéias, brecht é obrigado a fugir da alemanha e a refugiar-se no exterior durante quinze anos. nesse intervalo, percore vários países da europa e os estados unidos, escrevendo, além de poemas, textos teórios e novelas. nesses anos, desenvolveu sua teoria de ''teatro épico''.
[continua em teatro épico]
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