10 Razões Porque o Facebook é um Ótimo Lugar

que o facebook é um lugar fantástico, todo mundo sabe (ou desconfia). nele, você expõe a sua vida de maneira jamais imaginada antes e, de quebra, ainda bisbilhota a de terceiros. mas não é só isso, você já parou para pensar no tanto de coisa que essa crescente rede social pode oferecer? por exemplo, hoje depois de ler algumas postagens e respectivos comentários na minha linha do tempo, precisei me segurar para não postar: "futilidade, a gente vê por aqui". mas achei mais apropriado guardar isso para mim, ou melhor, para meu blogue, antecipando uma postagem planejada para ser publicada depois da série "As Redes Sociais & Eu". como a série ainda está no forno e preciso liberar essa energia, voilá:

FACEBOOK, UM ÓTIMO LUGAR PARA...


...desejar feliz aniversário
em tempos de facebook, amigos não telefonam para desejar felicidades, deixam recadinho na sua linha do tempo (o que, aliás, é bem mais prático e aceitável, porque 1) você não precisa convidar todo mundo para sua festinha como mandaria a etiqueta de uma ligação já que nem todos que se deram a esse trabalho são realmente seus amigos, e 2) de quebra ainda pode agradecer a todas às mensagens em uma postagem padronizada alguns dias depois). 


...se expressar. 
já comprovei, com base no mais puro empirismo, que a caixa em que diz "o que você está pensando" serve para um único fim: exorbitar o seu egocentrismo (incluindo a imposição dos seus pontos de vista, opção sexual e partidária de forma inatacável). se alguém curtir, valeu a intenção. se mais de um curtir, até você vai se curtir. se ninguém curtir, apaga e tenta outra vez. 

...sentir-se amado pelas massas.
as suas postagens sempre recebem curtidas - até compartilhamentos -, sua caixa de mensagens está sempre cheia e recebe vários pedidos de amizade todos os dias? parabéns, isso é sinal de que você é muito popular... pelo menos no facebook. 

...espalhar fofoca.
outro dia vi uma imagem muito interessante na minha timeline. tinha os dizeres: o que as amigas não viram, o facebook conta. nada mais a declarar. 

...curtir material legal.
é claro que o facebook é lugar de coisa legal também, gente. não canso de ver e ler material que todos os dias me fazem rir, refletir... mentira. rir, sim, mas refletir, não, porque sou obrigada a pesquisar a fonte de tudo que parece um pouco mais sério. de todo modo, não posso negar que já me deparei com muita coisa bacana publicada por alguns amigos. 

...encontrar o amor e mantê-lo.
nunca encontrei, nem acho que vou encontrar, porque já tenho na vida real, mas não duvido que o facebook já tenha unido alguns pombinhos... nem que seja depois de acessar o anúncio pago "Topface" no canto direito inferior do painel da rede social.

...conhecer novas pessoas.
é óbvio que o facebook não é uma ferramenta destinada apenas a reunir colegas de trabalho, amigos de escola ou separados geograficamente: também serve para atrair um bom número de pessoas que visitam seu perfil depois de ler uma postagem sua no perfil de um amigo em comum ou simplesmente conferir mais fotos da garota marcada várias vezes, em diferentes ocasiões, ao lado do namorado alheio. daí surgem os pedidos de amizade disfarçados de namoradas furiosas ou novos perseguidores que desejam ter acesso a outras fotos suas de biquíni.

...compartilhar suas memórias.
e que memórias. desde o que você está comendo agora ou vai comer depois até 300 fotos registrando você em pé, sentado, de lado, do outro lado, de frente, de costas, na diagonal, perto, longe e quantas mais posições forem possíveis em UM dos pontos turísticos visitados durante uma viagem (repetindo a mesma operação para os demais pontos). também vale exposição do seu filho recém-nascido ou do seu tio doente. faltam voltar à moda foto da família reunida ao redor do caixão (aberto) de um parente morto.

...desperdiçar seu tempo precioso.
tenho tido pouco tempo para acompanhar o facebook. já me perguntaram se eu não tinha abandonado a rede social. não estou querendo me gabar por isso, apenas faz parte da minha relação com esse tipo de entretenimento. nem por isso critico aqueles colegas que, quando acesso, ocupam toda a minha linha do tempo mesmo depois de várias atualizações, fazendo com que desista de ver a de outros. também não tenho reservas para aqueles que estão online e postando cedo pela manhã ou tarde da madrugada, sem cessar. minha única impressão é que essas pessoas parecem ter uma bela de uma rede social, mas nenhuma vida fora dela - ou têm, né? com toda essa modernidade do celular... em verdade, o que realmente penso sobre essas pessoas que dedicam grande parte do tempo à rede social, algo que talvez tenha lido no próprio facebook, é que elas perdem mais tempo tirando e postando foto do pôr do sol do que apreciando-o. só isso.

...renunciar aos seus deuses & idolatrar mark zuckerberg.
embora essa assertiva seja passível de discussão, pois minha linha do tempo está repleta de imagens postadas por amigos referentes à igreja católica, à associação dos ateus e afins, o que mais me deixa intrigada a este respeito é ver que existem aplicativos como The Greatest Quotes of Mark Zuckerberg (As Grandes Citações de Mark Zuckerberg), isto é, perturba-me saber que exista quem queira ler o que o criador do facebook tem a dizer. como se a criação do facebook, né... ou quem quer que fosse responsável por isso... é um grande mal que a gente faz para a humanidade.

imagens: http://www.freevector.com 


1 comment:

Obrigada por comentar!