Baixas de Guerra


outro dia postei sobre a vida secreta dos brinquedos. uma vida bem colorida, por sinal. mas têm outros brinquedos que não são tão felizes assim nos bastidores. pelo menos, não como parece. quem lembra dos soldadinhos verdes em posição de combate, que glamorizavam a guerra na nossa infância, talvez nunca parou para pensar como eles ficavam depois de voltar da batalha.



mas a Dorothy, grupo de arte que cria artigos para colecionadores, resolveu mostrar os efeitos da verdadeira e doente natureza de qualquer guerra sobre esses soldados.


a ideia de criar a coleção surgiu depois que o jornal Colorado Springs Gazettea publicou, em julho de 2009, uma série de duas partes sobre as "Baixas de Guerra" (em inglês Casualties of War, que também pode ser traduzida como "Vítimas de Guerra"). Os artigos focaram em um único batalhão do Forte Carson, Colorado Springs, Estados Unidos, que, desde que voltou da missão no Iraque, envolveu-se em brigas, espancamentos, estupros, tráfico de drogas, violência doméstica, tiroteios, esfaqueamentos, sequestros e suicídios. Os soldados recém-chegados dos campos de batalha cometiam assassinatos a um ritmo 20 vezes maior do que outros jovens americanos do sexo masculino.



além disso, uma investigação separada sobre o elevado índice de veteranos suicidas publicada pelo New York times em outubro de 2010 revelou que o número de veteranos da Califórnia e membros ativos do serviço que morriam logo depois de retornarem para casa era três vezes maior do que aqueles mortos no Afeganistão e Iraque juntos.




2 comments:

  1. Anonymous7:12 pm

    De veras interesante, si bem que já o tinha mais o menos claro. Curioso que desde a guerra do Vietnam a contra-cultura não ha producido nenhum outro movimento que afronte este tipo de coisas.
    Se levarmos en conta que o sistema capitalista (ao menos até 50 anos atras) sofria de crisis generacionais, o seja de 20 em 20 anos e hoje estamos no meio de um desses furacões, principalmente nos paises mais ricos era de se esperar um maior descontentamento e/ou correntes de atitude mais alternativas...penso eu.

    ReplyDelete
  2. Filipe11:03 pm

    Qual é o ofício do soldado? O ofício do soldado é a guerra. A guerra é travada por motivos políticos. A política não é o ofício do soldado. É o ofício de outras pessoas. Assim, o soldado tem controle sobre o que faz em campo de batalha, mas não tem controle sobre por que faz o que faz. É filosófico. É Schopenhauer: "O homem pode escolher fazer o que deseja, mas não pode escolher o que vai desejar." É Santo Agostinho: "Eu tenho vontade de fazer o que é bom, mas não tenho vontade de ter vontade de fazer o que é bom." Debates para sempre.

    ReplyDelete

Obrigada por comentar!