Joaquim Barbosa para Presidente e outras Bobagens

Tão pedindo impeachment da Dilma. No lugar, querem Joaquim Barbosa. Só não digo que nunca ouvi tanta bobagem na minha vida porque morro e não vejo tudo, ainda vem muita coisa pela frente, muita água vai passar debaixo dessa ponte, e, principalmente, muita cabeça vai rolar.

É um momento muito incerto, é verdade, mas já temos algumas lições aprendidas sobre a política no Brasil que não devem ser ignoradas agora. Por exemplo, colocar Gilberto Gil como Ministro da Cultura resolveu? Não. E a irmã do Chico? Gente! E agora quem está na cadeira da cultura mesmo? Ah, é a Marta Suplicy. Se isso tem a ver com o fato de o filho dela ser cantor, então talvez eu devesse levantar a bandeira de Joaquim Barbosa para Presidente. Só que não.

Tá todo mundo falando que o gigante acordou. É verdade, foi um longo e difícil período. Sempre chamados de passivos, os brasileiros levaram anos para voltar a reagir, a sair do seu estado de coma. Mas, associada ao coma, está a perda de memória, a qual pode afetar somente a memória de fatos novos ou recentes, fatos passados ou remotos ou ambos. Então vamos lá: 
  • Memória de fatos remotos: 
  • Memória de fatos recentes: 
Março de 2013: Deputados aprontam projeto que atenua efeitos da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2014

Pouco se sabe sobre a razão sobre o que se escolhe esquecer ou não, mas é fato que a perda envolve eventos específicos ou todos os eventos. Para piorar, esta perda prejudica aprendizado de novas informações ou a formação de novas memórias. É o processo pelo qual essa galerinha agitando bandeirinha de "entra Barbosa, sai Dilma" parece estar passando: aprendizado . Mas já estaria de bom tamanho se esses agitadores aprendessem com os erros do passado: mais uma vez, FHC como presidente privilegiou um país mais culto? Na esfera do Distrito Federal, não lembro de a educação ter melhorado à época do então governador Cristovam Buarque.

É, gente, é um contentamento descontente. Menos discurso incongruente com a realidade, por favor. Não vamos esquecer que a relação mais próximas que Barbosa tem com o executivo é de ser um entre os três poderes. De resto, são dois primos distantes.

No comments:

Post a Comment

Obrigada por comentar!