eu tenho a tendência de subestimar e não suportar pessoas que se acham demais. ou mesmo me desiludir. pessoas assim deveriam ler atentamente ao texto extraído da xerox do livro ''style guide'', publicado pelo the economist e repassado aqui:

do not be hectoring or arrogant. those who disagree with you are not necessarily stupid ou insane. nobody needs to be described as silly: let your analysis show that he is. when you express opinions, do not simply make assertions. the aim is not just to tell readers what you think, but to persuade them; if you use arguments, reasoning and evidence, you may succeed. go easy on the oughts and shoulds (você não precisava e nem deve ficar falando o que as pessoas deveriam fazer).

(e essa é a melhor parte:)

do not be pleased with yourself. don't boast of your own cleverness by telling readers that you correctly predicted something or that you have a scoop (furo jornalístico). you are more likely to bore or irritate them than to impress them.

(e menos relevante:)

do not be chatty (nhem nhem nhem, fofoqueiro, fofoquinha). surprise, surprise is more irritating than informative. so is ho, ho, etc.


a intenção desse post surgiu no ônibus, pra variar. não deveria publicá-lo hoje, mas sob o risco de perdê-lo, aqui o faço. outro fato recente ocorreu para que ele viesse parar aqui tão de súbito (e impetuoso): eis que me encontrei lendo um desses blogs que linko acá. achei que estivesse no from nauticus, mas quando comecei a ver um 'ela', pensei, ''ué, mas não era ele?''; lá pelas tantas me dei conta donde estava: http://wittgensteinsvienna.blogspot.com/. e como lá não há como comentar, vim comentar acá. espero não ter soado rude. mas há quem pensará em um rutheless dictator. anyway.

3 comments:

  1. Post doido!!!
    Mas gostei hehehe
    Tá add! sinta-se honrada! foi a primeira que eu linkei até hoje.

    ReplyDelete
  2. eu pensei nesse impulso totalitário e cheguei a conclusão que isso é coisa de provinciano, a solução? Vou me embora pra São Paulo.

    ReplyDelete
  3. Ato falho. Com a internet não importa onde você está, não é? É assim, "uma janela para o oceano do social" (by Caros Amigos). Eu, por exemplo, leio aqui sobre a 'economist' mas tenho que ser ligeiro para alimentar as galinhas aqui de casa, e depois tem a lenha, vender o leite...é um mundo.

    ReplyDelete

Obrigada por comentar!