Nota da UEI sobre o caso Finatec

Nota da UEI (União dos Estudantes Independentes) sobre o caso FINATEC e a Universidade de Brasília.

Recentes denúncias de corrupção envolvendo a FINATEC e o reitor Timothy Muholland colocaram nossa Universidade em destaque nos principais meios de comunicação brasileiros.

Os gritantes excessos administrativos na Universidade de Brasília (UnB), como o gasto de 1,5 milhões de reais no cartão corporativo da instituição em 2007 e a falta de democracia no ambiente acadêmico - comprovada pela truculenta instituição do REUNI- sustentam a triste conclusão de que já há algum tempo a UnB vem se afastando de seu real objetivo: a busca da excelência e autonomia, amparadas no tripé ensino, pesquisa, extensão.

Ao nosso ver, o reitor e seu apartamento funcional são apenas mais um desses sinais de que muitos valores estão invertidos dentro da UnB. Á medida que mais e mais denúncias vêm à tona, uma rede de corrupção instalada em torno da Universidade e das Fundações de Apoio parece se materializar diante de nossos olhos.

Muitos grupos e atores - que defendem ou atacam - desejam usar politicamente o caso ao seu favor. Além de tudo, é preciso lembrar que o reitor possui grande prestígio e muita influência política. Por isso há que ser ter muita cautela no momento de elaborar opinião e juízo sobre o caso e seus principais envolvidos; é preciso ouvir várias opiniões e versões, e acima de tudo respeitá-las.

A UEI confia na decisão da Justiça e espera que todos os fatos sejam apurados através de investigação livre e transparente. E justamente para que as investigações possam decorrer sem impedimentos é que, em apoio ao DCE-UnB (Diretório Central dos Estudantes) e demais grupos e atores que se posicionaram igualmente, exigimos o afastamento temporário do reitor Timothy Muholland bem como de todo o conselho diretor da FUB (Fundação Universidade de Brasília).


Para nós, o reitor deveria - por iniciativa própria – se ausentar temporariamente do cargo para facilitar as investigações; aguardando assim, fora dele, a decisão da justiça. Entendemos como sinal de grande incoerência não ter se afastado por iniciativa própria até o presente momento. Esperamos, contudo, que a justiça interprete coerentemente o pedido de afastamento temporário enviado ao Ministério Público.

Apesar de cautelosos nos posicionamentos e confiantes no papel da justiça, acreditamos que os estudantes devem ser ativos. Agir para que o caso seja de fato investigado e para que os responsáveis sejam punidos, caso comprovadas as irregularidades. Os estudantes têm papel fundamental na fiscalização e busca de melhorias para a Universidade.

Esse é um momento ímpar, plenamente oportuno para que haja uma união estudantil em torno da luta por maior democracia e transparência na administração da UnB. Por uma reforma na disposição e mecanismos dos conselhos universitários, que contrabalanceie os poderes de decisão.

A hora não é para o divisionismo teórico, ideológico ou político em torno da estrutura de relação entre as Fundações Privadas de Apoio e a universidade pública; a iniciativa privada, o governo, o capital, etc - tão característico do movimento estudantil. A hora é para união de ação em torno de um caso de corrupção que, se comprovado, deve ser encarado antes de tudo, como uma ação antiética e um grave ataque ao nome e excelência da Universidade de Brasília.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

UEI

Criada no dia 23 de agosto de 2007, a União dos Estudantes Independentes (UEI) representa um grupo de alunos não ligados coletivamente a nenhum partido político ou organização sindical legalmente constituída, e orgulha-se disto! Sendo composta por membros de inúmeros cursos de diversos semestres, a UEI congrega um grande universo de opiniões e visões políticas distintas, sendo deste modo completamente heterogênea. Neste sentido, tem por objetivo a representatividade oficial dos estudantes ligados por sua independência política e desejo mútuo de melhoria geral das condições de ensino da universidade pública, em defesa dos interesses e direitos de todos os estudantes através de um debate livre e democrático. -->Para se cadastrar à UEI, manifeste seu interesse enviando email para: ueiunb@gmail.com

No comments:

Post a Comment

Obrigada por comentar!